Eventos
O Axé Raízes: Ponto de Cultura Afro-Brasileira é um território de vivência e celebração das tradições africanas e afro-brasileiras, especialmente das religiões de matriz africana, reconhecidas como patrimônios imateriais da humanidade. Por meio de eventos públicos e comunitários, promove experiências culturais, estéticas, formativas e espirituais, que reafirmam os saberes dos povos de terreiro como fundamentos vivos da cultura brasileira.
Compreendendo que os terreiros são espaços sagrados de produção cultural, política e simbólica (CARNEIRO, 2003; PRANDI, 2005), os eventos realizados pelo Axé Raízes visam o fortalecimento da memória ancestral, da espiritualidade negra, do direito à fé, da autoestima étnica e da transmissão inter-geracional de saberes.

Conferência Livre
dos Povos de Terreiro de Londrina e Região
No dia 20 de maio de 2024, aconteceu a Conferência Livre dos Povos de Terreiro de Londrina e Região - Etapa Prévia, promovida pela SEMIPI (Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa). O evento reuniu representantes das comunidades de terreiro da região, proporcionando um espaço para o debate sobre questões essenciais para a valorização das tradições afro-brasileiras e a promoção da igualdade racial.
Durante a conferência, foram discutidos temas relacionados à preservação das religiões de matriz africana, resistência cultural e políticas públicas que assegurem os direitos dos povos de terreiro. Além disso, foram eleitos os delegados que representarão a região na Conferência Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais, garantindo a continuidade do movimento e a participação ativa nas decisões que envolvem as comunidades tradicionais. O evento reafirmou o compromisso de construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as religiões afro-brasileiras.
Data: 20/05/2024
Chá da Tarde
com mulheres do Axé
No dia 31 de julho de 2024, aconteceu um encontro importante entre as mulheres de Axé de Londrina e região e a Secretária de Estado, focado no empoderamento da voz feminina dentro do contexto do Axé. O evento reuniu lideranças, ativistas culturais e representantes do movimento, proporcionando um espaço para discutir a valorização da mulher nas manifestações culturais e religiosas do Axé.
A pauta abordou temas como a importância da mulher no fortalecimento das comunidades de Axé, o reconhecimento de suas lideranças e o impacto das políticas públicas no apoio às mulheres dentro dessas práticas. A presença da Secretária de Estado reafirmou o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o respeito às tradições afro-brasileiras, destacando o papel fundamental das mulheres na preservação e expansão da cultura do Axé.
Data: 31/07/2024
Clique aqui para ver a reportagem.


Acará de Oyà
No dia 5 de maio de 2025, foi realizada a primeira edição do Acará de Oyá, uma celebração sagrada promovida pelo Axé Raízes: Ponto de Cultura Afro-Brasileira, em honra a Oyá, orixá dos ventos, tempestades e transformações. Mulher guerreira, senhora dos espíritos e das encruzilhadas, Oyá foi reverenciada com cantos, danças, oferendas e comidas sagradas, com destaque para o acarajé, seu prato tradicional.
O evento, que ocorrerá anualmente, une espiritualidade, tradição e resistência, fortalecendo os laços comunitários e celebrando a força do axé feminino. Além disso, é um momento de afirmação da identidade afro-brasileira, promovendo a valorização das religiões de matriz africana como patrimônio cultural vivo e essencial.
PET Saúde UEL e
Axé Raízes
No último mês de maio, o terreiro Axé Raízes: Ponto de Cultura Afro-Brasileira em parceria com o PET Saúde vinculado à UEL promoveram a palestra “Práticas integrativas de saúde nos terreiros.”
O evento teve como objetivo difundir os saberes de matriz africana, especialmente, entre trabalhadores da saúde.
Participaram da atividade, alunos e professores da UEL, além de membros da Casa.
Silvana Rodrigues Quintilhano (Ọyàpẹrọsọlà), agente cultural, e uma das lideranças do Axé Raízes, destaca a importância de construir pontes entre os saberes ancestrais e a saúde pública.
🩺Veja matéria completa: https://abrir.link/dPLQg


1ª Conferência Livre de Políticas para Mulheres Negras
A 1ª Conferência Livre de Políticas para Mulheres Negras de Londrina, realizada no terreiro Casinha da Vovó Maria do Rosário, reuniu mulheres negras para debater suas demandas sob o tema “Pela vida das mulheres negras – Pelo bem viver – Território, corpo e ancestralidade em movimento”. Organizado pelo Coletivo Black Divas e apoiado por diversas entidades, o evento contou com feira de artesanato, apresentações culturais e palestras que ressaltaram a importância de dar visibilidade e voz a esse grupo vulnerabilizado.
Foi destacada a urgência de políticas públicas interseccionais que considerem classe, gênero, etnia e orientação sexual, especialmente no que diz respeito à geração de emprego e renda.